domingo, 3 de fevereiro de 2013

CÁCERES A CHAPADA DOS GUIMARÃES

Olá Pessoal

Durante a madrugada começou a chover e deu uma refrescada.
Saimos às 8:37 horas de 10/01/13 de Cáceres(MT) com destino a Chapada dos Guimarães(MT), ainda com chuva.

Seguindo de Cáceres pela BR 174 logo nos primeiros quilometros se passa pela bela serra do Mangaval.

Infelizmente fomos obrigados a cruzar a cidade de Cuibá e seu caótico trânsito para ir até a Chapada. Tem uma perimetral, mas no final fomos obrigados a entrar no trânsito urbano da cidade.
Perdemos mais de uma hora nesta passagem pela escaldante Cuibá.

Chegamos na Chapada dos Guimarães na hora do almoço. Depois de acertar a hospedagem, almoçamos e partimos para fazer o roteiro básico da chapada.

Primeiro o Alto do Céu, que fica perto do radar do Cindacta.
Quando chegamos lá o tempo fechou, armando a maior trovoada. Achamos caro pagar R$ 10/pessoa para ter acesso ao mirante.
O mirante da Serra do Rio do Rastro tem uma vista infinitamente mais bonita e é de graça.

Depois fomos visitar a Cachoeirinha e a Cachoeira dos Namorados. Elas estão localizadas numa propriedade particular aberta a visitação pública.
Pelo menos aqui achamos que vale o ingresso. Além da boa infraestrutura existente, os visitantes podem utilizar os locais para banho.

Por último fomos até a Cascata Véu de Noiva, que fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A entrada é franca mas infelizmente chegamos depois do horário de funcionamento, das 8:00 às 17:00 horas.

centro de Chapada dos Guimarães em noite de garoa

Então voltamos para o hotel, deixando para retornar no dia seguinte, se o tempo colaborasse.
No final de tarde e noite voltou a chover. Saimos a noite para jantar e fotografar a área central e sua decoração natalina.

Neste trecho percorremos  354 km. Desde o início da expedição já percorremos 8.476 km com o Clio, 772 km em veículos de terceiros, 9 km de trem, 2 km de tuc-tuc, 4 horas de barco e 19 km a pé.

Trilha de GPS deste trecho da viagem:

Imagem do mapa com trajeto deste trecho da viagem: