domingo, 10 de fevereiro de 2013

BONITO A MARECHAL CÂNDIDO RONDON

Olá Pessoal

Saimos às 9:50 horas de 13/01/13 do hotel em Bonito(MS) com destino a Marechal Cândido Rondon(PR).

Logo que saimos da cidade, nos dirigimos para o Balneário Municipal do Rio Formoso. Domingo de sol, a fila de entrada no Parque estava longa. Resolvemos passar e entrar no camping que tem logo após a entrada do balneário.

Por intuição fizemos uma boa escolha. O camping tem uma boa infraestrutura para acampamento e possui 3 decks de madeira colocados em sequência, nas margens do Rio Formoso para os frequentadores do camping.

Tem um salva-vidas de prontidão e para o nosso objetivo de fotografar ali estava ótimo, pois o local está com a natureza quase intocada.

Logo acima do primeiro deck há bela uma cachoeira utilizada nos passeios de  bóia-cross.

instrutor descendo o Rio Formoso

Enfim o local é bonito e ainda é possível mergulhar nas límpidas águas do Rio Formoso.

Depois do Jairo se refrescar nas águas do Rio Formoso, seguimos viagem pela MS 382 até Guia Lopes da Laguna, onde almoçamos.

Depois do almoço seguimos na BR 267 até Maracajú. Logo depois de Maracajú tomamos a MS 382 até Itaporã, daí até Dourados esta rodovia é duplicada.

Em Dourados tomamos a BR 163 até Marechal Cândido Rondon, passando por Eldorado, Mundo Novo e Guaíra.

No trecho entre Navir e Itaquiraí a rodovia está em péssimas condições e há vários acampamentos de sem-terra ao longo da rodovia.

por do sol na ponte de Guaíra

Fomos agraciados com um belo por do sol em Guaíra, durante a travessia do Rio Paraná.
Logo após a ponte paramos para descansar e comer um pastel com caldo de cana.

Chegamos a noite em Marechal Cândido Rondon. Dormir aqui seria até emblemático, desde que o comediante de stand-up Willmut ( http://www.willmutt.com.br/ ) a celebrizou em suas apresentações pelo Brasil.

No hotel o Jairo fez questão de saber o endereço do Willmut na Linha Paxada, mas desde que a fama chegou o comediante se mudou para um confortável apartamento na região central da cidade.  Uma foto do Willmut com a manhê e o nêne lá na Linha Paxada seria impagável.

Marechal Cândido Rondon é uma típica cidade alemã da região sul do Brasil. Entretanto o que a distingue das outras é uma excelente planificação viária urbana, com muitas avenidas arborizadas.

centro de Marechal Cândido Rondon

É um excelente ponto de estadia para quem vai para o pantanal ou para Bonito.
Agora já estamos perto de casa e, segundo nossos planos, esta seria a última hospedagem da expedição.

Neste trecho percorremos 608 km. Desde o início da expedição já percorremos 10.151 km com o Clio, 772 km em veículos de terceiros, 9 km de trem, 2 km de tuc-tuc, 4 horas de barco e 19 km a pé.

Trilhas de GPS deste trecho:

Imagens dos mapas com os trajetos percorridos neste trecho da viagem: