quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

RIO BRANCO A PORTO VELHO

Olá Pessoal

Saimos da casa do Diogo as 7:22 horas do dia 07/01/13 com destino a Porto Velho(RO), pela BR364.

Completamos o tanque com 14,92 litros de gasolina num Petrobrás, na saída de Rio Branco, perfazendo uma média de 17,9 km/l desde nosso abastecimento em Epitaciolândia.


Neste trecho a paisagem não muda. São quilômetros de áreas de criação de gado. 
Praticamente não há mais vestígios das madeireiras que tanto exploraram esta região norte de Rondônia. 
Apenas vimos madeireiras em Itapoã do Oeste, com placas de exploração da Flona do Jamari, que fica nesta estreita região de Rondônia, espremida entre as fronteiras do Acre, Amazonas e Bolívia. 

Almoçamos em Abunã(RO), onde um camioneiro de Comodoro informou que no Mato Grosso tínhamos que ir na direção de Cáceres, pois a rodovia que leva a Campo Novo dos Parecis estava superlotada de caminhões.

Logo depois do almoço atravessamos a balsa do Madeira, por sorte chegamos na margem junto com a balsa.

Ainda em Abunã, mas do outro lado do Madeira existem vestígios da famosa ferrovia Madeira-Mamoré.



Locomotiva da trágica Madeira-Mamoré em Abunã(RO)
Da travessia de balsa até perto de Porto Velho se avistam, ao lado da BR 364, os lagos das famosas hidroelétricas de Jirau e Santo Antônio.

Na entrada de Porto Velho completamos o tanque com 31,2 litros de gasolina num posto Petrobrás, perfazendo uma média de 16,7 km/l.

Chegamos cedo em Porto Velho e aproveitamos para conhecer o mercado público e o cais do porto "Cai n´Água", de onde saem os barcos que fazem transporte fluvial de passageiros. O mais famoso faz o trajeto até Manaus. São 4 dias na ida e 5 dias na volta, contra a correnteza.

cais "Cai n´Água" de Porto Velho
Quando chegamos no porto estava atracando o barco que vinha de Manaus. No mercado público que fica anexo ao porto servem petiscos de peixe ao meio-dia. 

por do sol no Rio Madeira em Porto Velho
Perto do porto há uma sequencia de mirantes, de onde pudemos apreciar um lindo por do sol.  Do cais do porto se avista a barragem de Santo Antonio, que fica a 6 km da cidade. 
Depois da construção destas barragens as condições de navegação no Rio Madeira irão melhorar bastante, visto que os troncos de madeira tão comuns neste rio ficarão retidos nestas barragens.

Neste trecho percorremos 568 km. Desde o início da expedição já percorremos 6.873 km de Clio, 772 km em veículos de terceiros, 9 km de trem, 2 km de tuc-tuc, 4 horas de barco e 19 km a pé.

Trilha de GPS deste trecho da viagem:
http://www.openstreetmap.org/user/jairo58/traces/1381436

 Imagem do mapa com o trajeto percorrido neste trecho da viagem:

Rio Branco a Porto Velho

Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário