domingo, 20 de janeiro de 2013

CHIVAY

Olá Pessoal

Chegamos as 22:00 horas de 28/12/12 em Chivay.  
Depois da pizza com cusqueña no Irish Pub voltamos para a pousada e pedimos informações sobre a principal atração da cidade, o passeio ao Cañon del Colca. 

Antes de dormir, acertamos na pousada a contratação de uma van privativa para realizar o passeio ao cânion.

A proprietária nos informou que o cânion está localizado a 50 km da cidade, sendo 30 km de estrada de chão em péssimo estado. 

Acordamos as 5:15 horas para sair as 6:20 horas para o Cânion del Colca. 
 

Foi curioso, interessante e emocionante tomar o café às 6:00 horas da manhã numa banquinha do mercado público de Chivay, entre as "cholas" e feirantes que descarregavam mercadorias. 

café da manhã no mercado público de Chivay

Na volta ao hotel, nosso guia Flávio já estava nos aguardando. Saimos as 6:25 horas. 

Na saída da cidade a passagem pelo vale do San Andrés já nos arrancou suspiros. 

Saindo de Chivay duas estradas margeiam o rio Colca. 

Na margem esquerda do rio Colca ficam 14 povoados incaicos das culturas cabana e kolawa e o Mirador Cruz del Condor.
 
Atravessando o rio pela Ponte Inca pela estrada da margem direita temos os povoados de Coporaque, Ichupampa, Lari e Madrigal. 

O nosso roteiro começou na simpática Villa Yanque, onde além da bela praça central e igreja, assistimos a apresentação de grupo infantil de dança folclórica inca. 

grupo de dança folclórica em Villa Yanque

Além das tradicionais paradas para fotografar as belas paisagens do Valle del Colca, as informações dadas pelo nosso guia nos possibilitou mergulhar na cultura local nos enriquecendo de detalhes. 

Na sequência visitamos os povoados de Achoma e Maca. Em todos os povoados e miradores do roteiro havia sempre as "cholas" vendendo seus artesanatos tradicionais da cultura inca. 

Nos povoados de Villa Yanque e Maca tem "cholas" com lhamas, alpacas e lindas águias domesticadas, disponíveis para fotos. 

Antes do Mirador Cruz del Condor há uma série de túmulos muito antigos feitos de pedra e encrustrados nas encostas do cânion, a maioria localizados acima do nível da estrada.

Fotos do Valle del Colca no link: http://digiphotus.blogspot.com.br/2013/04/valle-del-colca.html

nativa da cultura kollawa na Plaza de Armas de Villa Yanque

Mas o ponto máximo do roteiro é o Mirador Cruz del Condor, ponto da estrada muito perto dos ninhos dos condores. 

Neste local protegido vivem em torno de 40 aves, que todos os dias alçam seus graciosos vôos e mostram todo esplendor. 

Chegamos às nove e meia no mirador. O interessante foi observar toda a muvuca de turistas do mundo inteiro se posicionando para ver e fotografar o esperado vôo de sua majestade o condor. 

muvuca de fotógrafos a espera dele... El Condor

Mas os minutos passavam e nada... Nossa equipe já desacreditava no surgimento de algum condor. 

Nosso guia e os funcionários do parque foram consultados várias vezes. Já nos parecia "mico" como o por do sol no Valle de la Luna. 

Quando alguns veículos já abandonavam o local, alguma alma boa viu dois condores surgirem lá no fundão do cânion. 

Foi um alvoroço geral... todos acompanhando a lenta e magnífica performance. 

O condor buscava uma corrente de ar ascendente rente aos penhascos. Vagarosamente contornava os penhascos e ascendia cada vez mais. 

De vez em quando sumia por detrás de alguma encosta, para logo em seguida surgir mais acima e mais próximo dos turistas. 

De repente sumiu numa encosta... depois de algum tempo surgiu como por encanto por cima de nossas cabeças, pegando todos desprevenidos. 

Depois do susto, foi acertar o foco e começar a disparar. Agora sim, já podíamos partir, felizes com a magnífica aparição do condor. 

Felizes da vida fomos para a van pegar o caminho de volta. Quando contornávamos a segunda curva, nosso atento guia viu um grupo de condores voando a meia altura ao lado da van.

Descemos rápido e voltamos a disparar fotos e mais fotos. Quando voltamos para a van foi que percebi que na apavoração do flagrante, eu tinha esquecido de aproximar o foco da 70-300mm e havia perdido as melhores fotos de um condor macho. 
Enfim, são os micos de viagem, deve ser o efeito da altitude ou dos muitos chás de coca.

Fotos do Mirador Cruz del Condor no link: http://digiphotus.blogspot.com.br/2013/10/mirador-cruz-del-condor.html

De volta à van, mas frustrada com minha desatenção, seguimos para mais fotos no vilarejo de Maca.
 
O nosso motorista e guia Flávio durante todo percurso foi sempre muito gentil e atencioso. 

Ele seguiu o roteiro das operadoras que saem de Arequipa. O roteiro inclui paradas nos pueblitos que margeam o interessante e bonito Valle del Colca. 

Viemos para ver  o mais famoso cânion do Perú e ganhamos um verdadeiro banho de cultura e beleza natural. 

Este passeio verdadeiramente nos surpreendeu e permitiu mergulhar fundo na cultura incaica. Neste vale se respira e vive esta cultura em sua essência. 

Os povoados cultuam e vivem suas tradições como em poucos lugares ao redor do mundo. Só mesmo vindo para cá para sentir esta atmosfera e conviver com estas tradições.
Neste vale existem duas culturas distintas, com suas tradições e vestimentas. 

As mulheres da cultura cabana, baseadas em Cabanaconde, utilizam chapéus totalmente bordados. A cultura cabana de língua quechua se estabeleceu no vale por volta de 1320 DC.
As mulheres da cultura kollawa, baseadas em Chivay, utilizam chapéus brancos com faixa bordada. A cultura kollawa de língua aimará se estabeleceu no vale ainda no período pré-incaico, migrando da região do Lago Titicaca.

E Chivay é o centro cultural e comercial desta região. Nossa escolha pela estadia nesta pequena e simpática comunidade se mostrou uma das mais acertadas de toda a viagem. 

Fotos dos trajes típicos destas culturas no link: http://digiphotus.blogspot.com.br/2013/07/trajes-tipicos-do-altiplano-peruano.html

Chegamos em Chivay as 13:00 horas. Depois do almoço fomos fazer um tour pela cidade e mercado público.

Na Plaza de Armas descobrimos que lhamas e vicunhas também gostam de sorvetes.


niña da cultura cabana dividindo picolé com uma vicunha
O resto da tarde tiramos para descansar e colocar as anotações em dia. A noite voltamos ao Irish Pub para uma nova rodada de cusqueña.

Neste dia percorremos 100 km de van. Desde o início da expedição já percorremos 4.473 km com nosso carro e 310 km em veículos de terceiros.  

Imagem do mapa com o trajeto percorrido neste dia em Chivay:



Até mais

Equipe DigiPhotus

Nenhum comentário:

Postar um comentário