domingo, 18 de maio de 2014

EL CALAFATE A PIEDRABUENA

Olá Pessoal

Saímos as 6:07 horas de 16/03/14 da pousada em El Calafate com destino a Torres del Paine.
Viajar no escuro e com o carro baleado(sem marcha ré e um dos pneus com bolhas) exige todo tipo de cautela. Depois de algum tempo percebemos que viajando numa velocidade de até 90 km/h a trepidação era menor. 
Amanheceu garoando na região. Seguimos pela RN 40 até La Esperanza. Como o tempo continuava feio, sem visibilidade, resolvemos parar no Posto YPF, no entroncamento da RN40 com a RP5, para tentar obter informações sobre as condições do tempo em Torres del Paine.
As informações eram peśsimas, pois o frentista disse que a frente fria estava atuando desde Rio Turbio. 
Do motorista de um ônibus de turismo que ia para Torres del Paine ouvimos a mesma informação. 
Ele também disse que o tempo ruim deveria perdurar por mais 3 dias.
Analisando toda a situação e as condições do carro, depois do café  resolvemos seguir viagem de volta para o  Brasil.

Depois de rodarmos 20 km o tempo abriu e então paramos para discutir sobre o que faríamos. 
Então resolvemos voltar atrás e encarar a viagem para Torres del Paine. Afinal estávamos muito perto do Paso Cerro Castillo, porta de entrada para Torres del Paine.

Seguimos pela RN40 até o entroncamento com a RP7. Esta é uma região onde se destacam as estâncias de criação de ovelhas.

A RP7 é uma estradinha que dá acesso ao Paso Don Guillermo, em Cancha Carrera. Depois se segue pela Y205 até a aduana chilena de Cerro Castillo, num trajeto de 13 km.

Paso Don Guillermo em Cancha Carrera
 Chegamos em Cerro Castillo perto do meio dia e o tempo continuava fechado com garoa.
Conversamos com guias que estavam voltando de Torres de Paine e informaram que lá estava ainda pior.
Então não nos restava alternativa, com aquela previsão de tempo e o carro em péssimas condições o mais lógico seria desistir.
Depois do almoço vendemos os pesos chilenos e pegamos estrada de volta para o Brasil.

Seguimos pela RN40 até La Esperanza, onde tomamos a RP5 em direção a Rio Gallegos. Depois de alguns quilômetros o tempo começou a abrir. Aqui cometemos um erro que marcaria o final daquela tarde.
Quem transita pela Patagônia, nunca pode esquecer que as fontes de abastecimento são raras e é bom sempre ter um mapa em mãos para se certificar das distâncias para os próximos pontos de abastecimento de comida e combustível. É comum as distancias entre cidades superarem os 150 km. Também é  bom se certificar sobre o tamanho das cidades, pois muitos pontos no mapa não passam de aglomerados com meia dúzia de casas.
Além disso, é comum faltar combustível nas pequenas cidades.

No entroncamento da RP5 com a RN3, que dista 30 km de Rio Gallegos, fizemos calculos preliminares e chegamos a conclusão que teríamos combustível rodar mais 200 km até Comandante Piedrabuena. Além disso havia mais dois pontos de abastecimento no trecho.
Então seguimos em frente pela RN3. 
Foi um erro que nos custou alguns fios de cabelo e muita apreensão até chegar em Piedrabuena.
Infelizmente os pontos de abastecimento do trecho estavam sem combustível e a medida que os quilômetros passavam o silêncio dentro do carro aumentava, nossos olhos permaneciam vidrados no marcador de gasolina e na distancia que ainda faltava.
Um pensamento era latente, o que faríamos se ficássemos sem combustível naquele deserto patagônico.

Fotos do deserto patagônico no link: http://digiphotus.com/2015/09/27/deserto-da-patagonia/

Enfim chegamos em Piedrabuena só no bafo da gasolina.. Ufa!

Completamos o tanque com 42 litros de gasolina num YPF de Piedrabuena, tendo percorrido 778 km desde o abastecimento no YPF de El Calafate, perfazendo uma média de 18,52 km/l.

Neste trecho percorremos 779 km, sendo 26 km em estrada de chão. Desde o início da Expedição já percorremos 6160 km, sendo 6086 km com o Clio( 644 km em estrada de chão) e 74 km em balsa.

Trilha de GPS deste trecho:
https://www.openstreetmap.org/user/jairo58/traces/1687632 

Mapa da rota traçada no OSRM:


Até mais

Equipe DigiPhotus

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